Comunicação vira peça-chave nos negócios
Num mundo cada vez mais interativo — com e-mails, blogs, orkut, twitter e toda uma gama de redes sociais — a comunicação virou peça chave para o sucesso dos negócios. Foi-se o tempo que comunicar bem era tarefa só departamento de marketing. Esta habilidade já ultrapassou baias e salas nas corporações, e virou uma necessidade.
As empresas entenderam isso de uma vez por todas e estão valorizando cada vez mais candidatos que falam corretamente e sejam comunicativos. Isso vale também para os já contratados, a que as empresas têm oferecido cursos e treinamentos que ensinam desde técnicas de redação e regras da nova ortografia, até dicas de comunicação eficaz no trabalho. É o caso da J.R. Lages Consultoria, que está com diversas turmas abertas.
Segundo o especialista em gestão empresarial, e diretor da consultoria, José Roberto Lages, não adianta apenas uma empresa investir num planejamento de comunicação eficiente para divulgar seu produto ou serviço. Se o colaborador, que entra em contato direto com o cliente, também não for eficiente na hora de se comunicar, pode colocar todo o planejamento a perder.
E para quem está em busca de uma vaga no mercado, Lages tem um conselho: “Não espere que a empresa que está lhe contratando se preocupe com sua capacidade de comunicação. Faça o dever de casa. Claro que algumas técnicas são específicas para cada função. Mas o profissional, de um modo geral, deve estar atento às tendências do mercado e sempre, sempre investir em si mesmo”.